Renascença Clube
Rebranding
O Clube Renascença, mais conhecido como Rena, foi fundado em 1951, sendo o primeiro clube negro da cidade do Rio. Localizado na Tijuca, no Rio de Janeiro, o clube sempre foi reconhecido como um local de pertencimento, valorização e reconhecimento da cultura negra. Patrimônio cultural da cidade, seu principal evento é o Samba do Trabalhador, que acontece toda segunda-feira, e sua atual gestão define o clube como um quilombo urbano.
“O nome foi inspirado no movimento "Harlem Renaissance."
“O Rena é chão de resistência.”
O Renascença Clube vivia uma crise de identidade, percebida pelos sócios e por parte dos frequentadores. Com o passar do tempo, o público foi se alterando de acordo com os eventos na programação. Havia uma distorção entre a visão atual da diretoria com relação à missão do clube e a percepção que os stakeholders tinham da marca: as pessoas não enxergavam mais o clube como um quilombo urbano. Embora a marca seja bastante conhecida, frequentadores mais jovens desconhecem a história de resistência do clube. Era necessário um olhar para o futuro, mas sem deixar de lado o passado e a importância histórica do espaço.
Através de uma metodologia de pesquisa, envolvendo análise de cenário, entrevistas em profundidade, questionários com frequentadores e social listening, definimos um novo posicionamento para essa marca, que guiou toda a linguagem visual e verbal.
Sankofa simboliza a lembrança da história afro-americana e afro-brasileira, representando o retorno ao passado para adquirir conhecimento e sabedoria. Essa inspiração guiou a criação de uma nova identidade de marca: mais colorida e digital, tornando o clube mais preparado para o contexto atual, mas sem deixar de lado o passado e os ícones que representam sua história.
Projeto
Rebranding Renascença
-
Turma 6 IED - Istituto Europeo di Design
-
Ana Luiza Pirá / Bruno Braga / Kelly Nascimento / Ully Kogan / Tainá Barbosa / Yasmin Waksman / Luiz Guilherme / Roberta Cunha / Luiza Valente / Beatriz Rossello / Mariana Marinho